SOBRE NÓS

 

  

BIOMEDICINA O QUE É  ???

 

Biomedicina é a ciência que conduz estudos e pesquisas no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com intuito de encontrar sua causa, mecanismo, prevenção, diagnóstico e tratamento.

 

SÍMBOLO DA BIOMEDICINA:

 

O Símbolo da Biomedicina é representado pela pela cruz da saúde e um microscópio circulados por uma cadeia de DNA, que significa ter total controle em pesquisas as quais forem utilizando o principal equipamento do biomedico, o microscópio.

 

Inicialmente, com o objetivo de criar um curso de graduação com profissionais específicos para atuar, através do ingresso em programas de mestrado e doutorado, no ensino e pesquisas nas ciências básicas da saúde (ciências biomédicas), consequentemente, no desenvolvimento da saúde humana, foram implantados na UNIFESP e UERJ em 1966 os primeiros cursos de Biomedicina (antes denominados Ciências Biológicas - Modalidade Médica). Contudo, apenas em 1979 veio a regulamentação pela Lei Federal nº 6.684, de 03 de setembro de 1979 e Decreto Nº 88.439, de 28 de junho de 1983 das atividades exercidas pelos biomédicos que optavam pela carreira não universitária, sendo a principal entre elas, os serviços complementares de diagnósticos, pelo seu próprio currículo sólido no método científico e na pesquisa relacionada às doenças humanas. No tocante a formação, até então, a do Biomédico era similar a do biólogo e em sua grade curricular, existiam disciplinas da área médica a mais e com isto, formava-se o especialista em ciências biomédicas, sendo então denominado Biólogo - Modalidade Médica. Como, de acordo com a legislação que as regulamenta, as duas profissões possuem atribuições diversas, o Presidente da República João Figueiredo, através da Lei Federal 7.017 - de 30 de Agosto de 1982, desmembrou o Conselho Federal de Biologia e Biomedicina, criando assim os sistemas Conselho Federal e Regionais de Biomedicina e os Conselho Federal e Regionais de Biologia e com isso os profissionais distintos: o Biomédico e o Biólogo. Atualmente o curso de graduação é denominado Biomedicina.

 

 

Áreas de atuação

 

01 Patologia Clínica (Análises Clínicas)
02 Biofísica
03 Parasitologia
04 Microbiologia
05 Imunologia
06 Hematologia
07 Bioquímica
08 Banco de Sangue
09 Virologia
10 Fisiologia
11 Fisiologia Geral
12 Fisiologia Humana
13 Saúde Pública
14 Radiologia
15 Imagenologia
16 Análises Bromatológicas
17 Microbiologia de Alimentos
18 Histologia Humana
19 Patologia
20 Citologia Oncótica
21 Análises Ambiental
22 Acupuntura
23 Genética
24 Embriologia
25 Reprodução Humana
26 Biologia Molecular
27 Farmacologia
28 Psicobiologia
29 Informática de Saúde
30 Anatomia Patológica
31 Toxicologia
32 Perfusão Extra Corpórea
33 Sanitarista
 

 

 

 

RESUMO DAS PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO:

 

 

Análises Clínicas

·         Realizar exames de Análises Clínicas;

·         Assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos;

·         Assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfusionais;

  • Realizar análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente e indústrias. 
  • Atuar em indústrias químicas e biológicas na elaboração de soros, vacinas e reagentes.
  •  Análises Bromatológicas
  • Realizar análises para aferição de qualidade dos alimentos.

 

Biologia Molecular

·         Realizar coleta de materiais, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e de pareceres técnicos.

·         Genética.

·         Participar de pesquisas em todas as áreas da genética, como coordenador ou membro da equipe;

·         Realizar exames de Citogenética Humana e Genética Humana Molecular (DNA), realizando as culturas, preparações citológicas e análises;

·         Assumir a responsabilidade técnica, elaborando e firmando os respectivos laudos e transmitindo os resultados dos exames laboratoriais a outros profissionais, como consultor, ou diretamente aos pacientes, como aconselhador genético.

 

Reprodução Humana

·         Atuar em Identificação e Classificação oocitária; Processamento Seminal; Espermograma; Criopreservação Seminal; Classificação embrionária; Criopreservação Embrionária; Biópsia Embrionária e Hatching;

·         Atuar em Embriologia. Realizar a manipulação de gametas (oócitos e espermatozóides) e pré-embriões.

 

Citologia Oncótica

·         Realizar colheita de material cérvico vaginal e leitura da respectiva lâmina, exceto a colheita de material através da técnica de Punção Biópsia Aspirativa por Agulha Fina (PAAF);

·         Realizar a leitura de citologia de raspados e aspirados de lesões e cavidades corpóreas, através da metodologia de Papanicolaou;

·         Atuar no setor de imunohistoquímica e imunocitoquímica, referente ao diagnóstico citológico;

·         Assumir responsabilidade técnica, firmando os respectivos laudos.

 

Banco de Sangue

·         Executar o processamento de sangue e suas sorologia;

·         Realizar exames pré e pós transfusionais;

·         Assumir chefias técnicas, assessorias e direção de unidades;

·         Manusear equipamentos de auto-transfusão;

·         O profissional legalmente habilitado nesta área poderá exercer todas as atividades inerentes a este campo, com exceção do ato transfusional. A responsabilidade técnica deve ficar a cargo de um médico especialista em Hemoterapia e / ou Hematologia.

 

Acupuntura

·         Realizar atendimento em consultório voltado à atividade e procedimentos de Acupuntura;

·         Aplicar o diagnóstico energético (complementar ao diagnóstico clínico nosológico);

·         Aplicar procedimentos técnicos para promoção do equilíbrio energético - orgânico;

·         Exercer atividades ligadas à docência e pesquisa.

 

Imagenologia

·         Atuar em Tomografia computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Medicina nuclear (MN), Radioterapia (RT), ultra-sonografia (USG) e radiologia médica, excluída a interpretação de laudos. No que se refere à Tomografia Computadorizada e à Ressonância Magnética, as áreas mais significativas são:

§  Operação de equipamentos;

§  Desenvolvimento de protocolos de estudo e examinação;

§  Desenvolvimento de novas técnicas;

§  Coordenação de grupos de colaboradores, administração e gestão de conteúdo e contingente dos setores.

·         Atuar em exame de ultra-sonografia. Por ser um exame praticamente médico dependente (o laudo será elaborado pelo executante do exame) tem poucos Biomédicos atuando neste seguimento quando comparado a TC e RM;

·         Atuar no campo da Informática Médica, exercendo atividades no produto final dos exames, seja o conteúdo de dados ou armazenamento das imagens adquiridas. Os sistemas HIS (Hospital Information System), RIS (Radiology Information System) e PACS (Picture Archiving in Communication System) estão sendo implantados nos centros de diagnósticos e necessitam de profissionais Biomédicos para atuar neste seguimento.

 

Coleta de materiais

·         Realizar toda e qualquer coleta de amostras biológicas para realização dos mais diversos exames, como também supervisionar os respectivos setores de coleta de materiais biológicos de qualquer estabelecimento que a isso se destine. Excetuam-se as biópsias, coleta de líquido, cefalorraquidiano (liquor) e punção para obtenção de líquidos cavitários em qualquer situação.

 

 

 

fonte: www.crbm3.org.br